20 Anos do trato alpino da Via Francigena

O trecho alpino da Via Francigena foi construído e parcialmente aberto aos peregrinos há cerca de 20 anos. Para comemorar aniversário, os “Companheiros”  da Via Francigena organizarão um festival comemorativo no dia 02 de setembro de 2017, no Grand-Saint-Bernard.

O evento reunirá as autoridades do Vale de Aosta e Valais, o pessoal das agências de turismo em ambos os lados da fronteira ítalo-suíça e amigos desta estrada histórica. Na abertura desta rota alpina não houve nenhuma conversa da Via Francigena. Na época era chamada TAM (Tour Aosta-Martigny) por cidades italianas e suíças. A realização do Caminho, foi possível graças ao compromisso dos “Companheiros”, através de um projeto de emprego para os desempregados.

A principal preocupação dos “Companheiros”, justamente orgulhosos do trabalho feito, foi a manutenção de uma pista em boas condições de condução e segurança. Eles decidiram estabelecer um dia de inspeção durante o ano. Inicialmente o evento sempre teve lugar em datas aleatórias, com base na disponibilidade de cada um, mas tornou-se cada vez mais difícil de organizar. Justamente, se deu lugar na primavera, no início do melhor período para usar a rota. No entanto, em 2002, foi incapaz de encontrar uma data! Os “Companheiros”, portanto, decidiram estabelecer uma data fixa, que é o primeiro sábado depois da Páscoa e nessa tarde Monsenhor Roduit disse: “Ah! Mas isso é sábado Quasimodo! ». O nome foi muito apreciado e, desde então, todos os anos, organiza a visita do dia Quasimodo!

Destaque da Francigena, a seção alpina merece atenção especial devido às dificuldades topográficas. No inverno, de novembro a junho, a rota não é aceitável para os caminhantes, só apenas com equipamento adequado para caminhar e acompanhados por um guia. No entanto, este caminho também pode ser atravessado durante o inverno, graças a um serviço de ônibus que viaja regularmente entre as duas cidades, ou a partir de Martigny à Aosta. Os caminhantes que não poderiam caminhar durante o inverno, será capaz de caminhar sobre esta rota prestigiosa no verão, visitando o albergue do Grande São Bernardo e seus cães famosos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?