09 de Abril de 2017
Um novo passo foi dado para o projeto de extensão de certificação da Via Francigena no Sul para a “Rota Cultural do Conselho da Europa”. Em Roma, reúnem-se as cinco regiões por onde a Via Francigena cruza (Lazio, Molise Campânia, Puglia, Basilicata) para implementar o protocolo de cooperação.
A Via Francigena e Via Appia, são os prioridades de estradas em todo o país em torno do qual está a desenvolver ciclovias em colaboração com as regiões.
Com estes objetivos, reuniu-se em Roma, na sede do grupo de trabalho técnico da região da Puglia para implementar o memorando de entendimento entre as cinco regiões e da Associação Europeia da Via Francigena para o reforço da Via Francigena do Sul e sua certificação. A reunião contou com a presença de Aldo Patruno e Paolo Mauro de Bruno (região Puglia), Simone Quilici e Maria Vincenza Zongoli (região Lazio), Domenico Di Nunzio e Cristian Paola (região Molise), Nadia Murolo, Roberto Fiorentino, Barbara Mancusi Baron, Alfonso Buonaiuto (região da Campania), Emanuele Nicoletti (região Basilicata), Massimo Tedeschi, Luca Bruschi, Silvia Lecci (EAVF – Associação Européia da Via Francigena)
O objetivo comum é a definição precisa da informação da rota, principalmente manual e sinalizações recentemente desenvolvidas pela coordenação inter-regional juntamente com AEVF, e a programação de plano de ação para o período 2017-2019 na rota francigena, (sinalização, infra-estrutura , animação, manutenção).
Primeiro ponto é a definição de uma única faixa Roma / Santa Maria di Leuca através de uma análise especial conforme solicitado pelo Instituto Europeu dos Itinerários Culturais. A certificação do trecho Roma / Puglia fato só acontecerá desde que sejam programadas a infra-estrutura e haja incentivos adequados pelas autoridades regionais e locais, como parte do Comité de Coordenação para a Via Francigena do Sul de acordo com a AEVF e regiões.
“A definição aceita deste quadro entre as regiões deve passar pela AEVF, já é um pré-requisito para a ratificação da extensão da certificação” como Rota Cultural do Conselho da Europa “para a Via Francigena na parte sul do país
Fonte: http://www.viefrancigene.org/it/resource/news/francigena-del-sud-al-il-gruppo-di-lavoro-con-le-5/


