Skip to content Skip to footer

Porque percorrer a Via Francigena?

 

“Io penso che la Via Francigena possa essere considerata essenzialmente come una via delle culture, impegnarsi per la Via Francigena significa impegnarsi per la realizzazione dell’Europa delle culture…” – Jaques Le Goff

O pensamento de Jaques Le Golf sobre a Via Francigena.

Nesta célebre frase, Jaques Le Goff expressou de forma clara um dos principais significados de percorrer a Via Francigena. Além disso, muitos são levados a Via Francigena por questões religiosas ou então simplesmente pelo fato de que o caminho propicia uma aventura sem igual. Além dos aspectos culturais e religiosos envolvidos no caminho, o indivíduo tem a oportunidade de vivenciar a história, cruzando por rotas milenares sem contar que estará passando por caminhos que o Arcebispo “Sigerico” cruzou em sua jornada à Roma no século XVIII. Jaques Le Golf expressou de forma bem singela que a Via Francigena ainda pode vir a se tornar uma grande rota de peregrinação, assim como o Caminho de Santiago, na Espanha. Tenha a oportunidade de vivenciar essas emoções, pois uma vez no caminho você nunca mais será o mesmo. E lembre-se “O grande caminho se faz com pequenos passos”. (AEVF).

Percebendo que havia pouca ou quase nenhuma informação, inclusive relatos de viagens de brasileiros, resolvi montar este site junto com o meu irmão, Fagner, e seu colega de trabalho, Sanches, visando suprir o site com relatos consistentes sobre a Via Francigena, dando enfoque aos aspectos históricos, culturais e religiosos deste caminho.