Skip to content Skip to footer

Informações Úteis

Foto tirada no Alto do Erro, durante peregrinação à Santiago de Compostela no ano de 2013.

Como visto anteriormente, o planejamento é crucial para uma viagem sem contratempos (erros). Pretendo agora desmistificar alguns pontos. Como pretendo percorrer a Via Francigena de bicicleta, as informações aqui prestadas no site servirão para aqueles que pretendem fazer o caminho à pé também, pois reúnem dados sobre os albergues, mapas de relevo, distância entre as cidades e, principalmente, os relatos de nossa viagem. Não sou nenhum expert em cicloturismo, tampouco esportista assíduo, mas creio que para quem tem força de vontade, coragem e determinação, os obstáculos que surgirão ao longo desta como de qualquer outra jornada serão facilmente transponíveis.

Ainda quando estava pesquisando a respeito do caminho de Santiago, muitas dúvidas rondavam a minha cabeça. A principal delas era a respeito da bike.Não sabia se comprava aqui no Brasil ou  no exterior ou então alugava lá na Espanha. A meu ver, a grande vantagem de comprar a bike aqui no Brasil é que você pode ir treinando antes de se aventurar pelo caminho. Daí, você fica sabendo os seus limites e pode programar as suas paradas para descanso de forma mais precisa, evitando qualquer contratempo.

Lembro-me que durante o caminho de Santiago, eu e Elizabeth, havíamos chegado à Nájera por volta de 19:00 horas. Procurávamos por vagas nos albergues da cidade, mas estavam todos lotados. Daí partimos para a próxima cidade, chamada Azofra, onde havia vaga no albergue municipal. Com paciência e perseverança chegamos ao nosso destino, Azofra, a tempo de sermos acolhidos naquele albergue, pois muitos destes têm hora para fechamento, na maioria dos casos às 22:00 horas. Por isso, creio que seja mais conveniente a compra da bike aqui no Brasil. Caso opte por levar a bike aqui do Brasil, não esquecer de levar junto a nota fiscal, a fim de evitar problemas na aduana brasileira, quando do regresso da viagem. A bike não precisa ser muito cara. Existem bons equipamentos que podem ser adquiridos por preços razoavelmente bons. Com bastante pesquisa, pode-se comprar uma bike seminova com uma boa configuração por um preço mais em conta, em sites como mercadolivre.com.br, bomnegocio.com.br ou olx.com.br.

Antes de comprar a minha bike, entrei em contato por e-mail com um usuário do fórum mochileiros.com. Ele já havia percorrido o caminho de Santiago e me orientou sobre alguns aspectos antes da compra da minha bike. Essas informações foram bastante úteis, pois me ajudaram na escolha do meu equipamento. Vou relacionar os pontos que devem ser levados em consideração na escolha do seu equipamento.
a) dê preferência para os quadros de alumínio e que possuem furação superior e inferior para o bagageiro;
b) evite comprar bikes com freio à disco, pois podem dar problema no disco durante o transporte no avião (não é via de regra);
c) utilize o conjunto Shimano Altus ou superior, mas o Altus já é suficiente;
d) utilizar sistema de roda rápida (quick release);
e) escolher um bagageiro de alumínio (dê preferência para os que tem carga de até 25 kg.);
f) o uso de suspensão dianteira faz necessário para trechos de barros.

Percebendo que havia pouca ou quase nenhuma informação, inclusive relatos de viagens de brasileiros, resolvi montar este site junto com o meu irmão, Fagner, e seu colega de trabalho, Sanches, visando suprir o site com relatos consistentes sobre a Via Francigena, dando enfoque aos aspectos históricos, culturais e religiosos deste caminho.